quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Projeto Eletromagnetismo no cotidiano
COMPREENDENDO O ELETROMAGNETISMO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO
1- DEFINIÇÃO DO TEMA:
Eletromagnetismo no cotidiano
2- JUSTIFICATIVA:
Ao longo dos anos no ensino médio, verifica-se uma séries de dificuldades relacionadas ao ensino de física. o aluno não consegue visualizar tais conhecimentos em situações práticas e desta forma o conteúdo fica longe de sua realidade. Usa vários equipamentos baseados em princípios físicos, mas é não é capaz de relacionar ao conteúdo trabalhado em sala de aula. na verdade, o que falta é a identificação de tais situações em seu cotidiano. elas já existem e usamos diariamente motores em ventiladores, geladeiras, liquidificador, DVD player e muitos outros, o eletroímã é utilizado em relé de receptor de parabólica, TV, chaves magnéticas, campainha, a lista de equipamento é longo. é preciso pensar em formas que ajude-o nesta tarefa.
o professor deve aproximar sua disciplina de situações práticas e o uso de certas tecnologias tende a ajudar nessa tarefa. O uso de vídeos educacionais voltado para o conteúdo trabalhado, as simulações no laboratório de informática, a utilização de montagem de experimentos só vem a somar nessa propósito.
3- OBJETIVOS:
Verificar a aplicabilidade do eletromagnetismo no cotidiano;
Compreender a importância do eletromagnetismo na evolução da sociedade.
Identificar situações problemas relacionadas ao eletromagnetismo, propondo soluções através dos conhecimentos trabalhados.
4- ABRANGÊNCIA:
No momento inicial o foco deste projeto é apenas a disciplina de física (eletromagnetismo), mas nada impede que, em seguida possa provocar o envolvimento das demais disciplina, principalmente Língua Portuguesa, pois um grande problema é a interpretação de enunciados físicos e matemática, uma vez que requer noções básicas da mesma.
5- METODOLOGIA:
O desenvolvimento do projeto passa por algumas mídias tais como:
no inicio do projeto, a introdução ao eletromagnetismo se dará através de vídeos relacionados(motores, ímã, bobinas, solenoide, geradores, medidores e outros - fonte BARSA);
Num segundo momento será feito um trabalho em sala de aula com foco teórico utilizando livros e revistas na área;
Posteriormente os alunos irão trabalhar noções básicas de eletromagnetismo em simulação no computador( flash e java – fonte download LUDOTECA), as simulações estão voltadas para estrutura de uma ímã, gerador, motor, eletroímã, campainha elétrica, transformadores e outros.
Em seguida os alunos formarão grupos para pesquisa em sala de aula(internet) nos sites feira de ciências, wikkipédia, Rived, blog e outros referente a motores, geradores, eletroímã, campainha e relé, alto-falante e microfone, bússola e GPS e transformador.
Por último, para fechar o projeto, os alunos, em grupos, pesquisarão sobre experimento em eletromagnetismo(motores, geradoes, eletroímã, campainha, relé, bússola e outros), os montarão e apresentará a comunidade escolar.
6- CRONOGRAMA:
1ª AULA - EXPOSIÇÃO DO VÍDEO
2ª AULA - AULA TEÓRICA
3ª AULA - SIMULAÇÃO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
4ª AULA - SIMULAÇÃO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
5ª AULA - PESQUISA SOBRE EQUIPAMENTOS DIVERSOS NA INTERNET
6ª AULA - PESQUISA SOBRE EXPERIMENTO EM ELETROMAGNETISMO NA INTERNET
7ª AULA - MONTAGEM DE EXPERIMENTO SOBRE ELETROMAGNETISMO
8ª AULA - MONTAGEM DE EXPERIMENTO SOBRE ELETROMAGNETISMO
9ª AULA - EXPOSIÇÃO DOS EXPERIMENTO PARA COMUNIDADE ESCOLAR
7- RECURSOS:
1 - Aquisição de vídeos
2 - Livros e revistas para estudo
3 - Simulação em flash e java
4 - Pesquisa na internet
5 - Montagem de experimento (material reciclado)
8- INTRODUÇÃO DO PROJETO:
A inicialização do projeto se dará através de uma exposição de fenômeno magnéticos que provoquem curiosidades nos alunos, tentando de inicio mostrar uma breve interpretação de situações do cotidiano que passam despercebidos aos nossos olhos. um outro ponto será a utilização do filme o núcleo que trata sobre o magnetismo terrestre.
9- DESENVOLVIMENTO:
No primeiro momento, as equipes serão formadas para execução das determinadas tarefas, será escolhido um líder ao qual o professor irá se reportar, o líder ficará responsável em determinar tarefas. o cronograma dos alunos ficará ligado ao cronograma dos projetos e na sua maioria acontecerá em sala de aula e sala de informática e grande parte das discussões sobre os temas será feito na escola, mas fará necessidade de encontros fora da escola.
as apresentações sobre uso e funcionamento de equipamento se dará em sala de aula, já a exposição de experimentos em eletromagnetismo será feito no pátio da escola.
10- AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita tanto por professores como pelos alunos, no sentido apenas de verificar ganhos com determinada tarefa, a participação é o principal fogo, pois se o aluno já passou por todas as etapas do projetos, com certeza já modificou sua posição em relação ao assunto trabalhado, que é o maior desafio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário